No Brasil, é consenso que o ano novo só começa, de verdade, depois do Carnaval. Mais precisamente, na primeira segunda-feira depois da quarta-feira de Cinzas.

Em geral, quem tende à procrastinação, se culpa quando percebe a passagem do tempo. Cá entre nós, a culpa não serve para nada, a não ser que seja  para mudar na direção do que você quer. Então, hoje é o dia certo para  você retomar os seus planos. Ou mesmo repensar se os que estão em andamento devem ser mantidos.   Não precisa esperar até segunda-feira para começar – ou retomar o planejamento.

Foco e planejamento 

É importante se comprometer com o que for realmente valioso para você. Sucesso, reconhecimento social, realização profissional? Ou seus relacionamentos amorosos? Nem sempre se consegue manter o equilíbrio em todas as áreas da vida, o que  pode gerar muita angústia.

É preciso compreender também que há  coisas que não dependem diretamente da sua vontade, não estão sob o seu controle. Dependendo da circunstância, insistir não significa resiliência, nem persistência, e sim teimosia. Pode ser  perda de tempo, um gasto desnecessário de energia e que abala sua autoconfiança. 

No que depender de você, empenhe-se e tenha foco.  Talvez você precise de  ajuda psicoterapêutica para analisar sua situação com uma perspectiva  mais ampla , mais flexível e compromissada.

Comprometa-se com seus valores

Mas pode ser que o seu problema seja  justamente  manter o foco. Em alguns casos, podem haver questões mais profundas, necessitando não só de acompanhamento psicoterapêutico mas também de uma avaliação médica. É importante fazer esta distinção.

Alguns transtornos como depressão, ansiedade, ou mesmo TDAH, atrapalham e precisam ser cuidados para que se avance na direção do que se quer, do que é valioso.  Cuidar da sua saúde mental pode ser o diferencial para você atingir o que você quer para sua vida. O autocontrole e a regulação emocional são necessários para melhores relações amorosas e profissionais. 

É importante conhecer quais são os seus valores e também ter autocompaixão se perceber que se afastou daquilo que realmente é importante para você. Alguns valores são (ao menos temporariamente) incompatíveis entre si, você se aproxima de algum e se afasta de outro. E tudo bem. O maior problema é quando você age de forma compromissada  com valores  de outras pessoas e não seus. 

“Ser feliz dá trabalho”

Muitas de nossas travas pessoais  são apenas mentais, às vezes conceitos ou preconceitos que precisam ser revistos.  Amizades importam muito para o bem estar psíquico, promovendo conexão, afeto e outros valores.  Mas nem sempre se pode contar com a disponibilidade afetiva, distanciamento ou mesmo experiência, mesmo que dos  melhores amigos. Eles podem ficar  incomodados (ou assustados) com questões que, às vezes, optam por  não enfrentar em suas próprias vidas.

Amigos não podem ser seus terapeutas. Em geral, eles  tentam  consolar e  mostrar ‘o lado bom das coisas’. Por vezes, não conseguem  entender que está difícil para você ‘pensar positivo‘, o que aumenta o mal estar e a sensação de incompreensão. Assim, revelar a pessoas conhecidas suas experiências traumáticas, ou pensamentos e emoções negativas pode piorar o seu mal estar. 

Hora de procurar ajuda –  começando a psicoterapia

Para algumas pessoas, a ideia de recorrer  à psicoterapia soa como fracasso pessoal, um atestado de incompetência emocional.

Já passou da hora de rever este  conceito: a saúde mental afeta sua vida como um todo. E não é verdade que é exclusivo de pessoas mal resolvidas: muitas pessoas bem sucedidas também enfrentam questões – e quando as encaram, conseguem ainda mais sucesso.

Um processo psicoterápico  pode ajudar você a viver  sem idealizar tanto,  colocando expectativas realistas e aproveitando o que se apresenta agora.

Às vezes, tudo o que você precisa é falar, sabendo que quem ouve pode ajudar. Ouça-se. Experimente.

O futuro é uma abstração útil para nosso planejamento. Quando  chegar e se tornar presente – ele terá o tom das suas ações de hoje. Não estar com os pés no tempo de agora, no momento presente, faz perder o foco.

Assim, o autoconhecimento e o regulamento das suas emoções, reconhecendo o que paralisa você pode  pode ser o necessário para que seus pensamentos limitantes  mudem ou percam sua intensidade. Podem mesmo continuar a existir. Mas, se  reconhecidos, não irão causar prejuízo e insatisfação com sua própria vida e suas escolhas. Você poderá ir em frente e na direção do que quer. 

Pense a respeito. Dê-se este crédito. Aposte em você. 

————–

Thays Babo  atende em Copacabana (e também on-line), a jovens e adultos em terapia individual, terapia de casal e pré-matrimonial.

Mestre em Psicologia Clínica, pela Puc-Rio, tem formação em TCC, extensão em Terapia de Aceitação e Compromisso pelo IPq (USP) e é associada à ACBS (Association for Contextual Behavioral Science). 

 

Ano novo – agora vai?

Nosso linktr.ee: https://linktr.ee/espacopsisaude

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Espaço Psi-Saúde will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.