Para quem tem paixão pelo cinema, fevereiro é uma das épocas do ano mais movimentadas: muitas boas opções em cartaz, batendo ‘urgência’ de ver alguns dos filmes indicados ao Oscar.

Quem acompanha o Confabulando sabe que o foco aqui são as questões psicológicas e não as técnicas cinematográficas. Vários psicólogos já apontaram o efeito do cinema como ‘filmoterapia’ e, principalmente na TCC (terapia cognitivo-comportamental), é bastante comum recomendar algum que contribua para entender uma questão problemática de quem está sendo atendido

Se você não acompanhou, o resultado pode ser visto em http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2015/02/22/veja-a-lista-de-indicados-e-vencedores-do-oscar-2015.htm.

Não assisti a todos, logicamente, mas indico os seguintes filmes

“Birdman”
“Boyhood: Da infância à juventude”
“O grande hotel Budapeste”
“O jogo da imitação”  

“Para sempre Alice”

 “Livre”

“Relatos selvagens” (Argentina)
“O sal da terra”

Na lista completa de indicados constam dois filmes infantis: Caminhos da Floresta (escrevi um post aqui) e Malévola – ambos por prêmios técnicos . Assisti aos dois, que revisitam famosos  contos de fada. Antigamente, eles tinham uma função educativa, mas o mundo Disney dourou tudo. No entanto, parece que eles mesmos vêm revendo os conceitos – e por isto as ‘princesas’ destes dois filmes são mais aguerridas e questionadoras.


Quais destes filmes você já assistiu? Tem algum ritual para assistir a transmissão ou não dá a mínima atenção para isto?

__________
Thays Babo é psicóloga, bacharel em Comunicação Social pela UFF, com mestrado em Psicologia Clínica pela Puc-Rio, na linha de Família e Casal. Com formação em TCC pelo Cpaf, mais recentemente atende com a Terapia de Aceitação e Compromisso (ou ACT, em inglês), no Centro do Rio.

Oscar 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nosso linktr.ee: https://linktr.ee/espacopsisaude

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Espaço Psi-Saúde will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.