Acima das Nuvens, com Juliette Binoche e Kristen Stewart, traz algumas questões bastante incômodas, principalmente para quem atravessa por uma crise de idade: como lidar com a passagem do tempo e o envelhecimento?  Tudo isto é mostrado através da história de Maria Enders (Juliette Binoche), atriz consagrada, que recebe um convite que poderia ser muito envaidecedor e marcante para a sua carreira, mas que a lança em uma série de questionamentos pessoais. Terá de encarar que não pode mais ser a intérprete daquele que considera o papel de sua vida: Sigrid, uma jovem sedutora da chefe, Helena, que – ao final da peça – se suicida. Na nova versão teatral proposta, o papel de Sigrid caberá a uma novata, que desconhecia até então, mas que se projeta graças a saber manipular a mídia, familiarizada com as redes sociais, blogs e quetais.

Maria teme também ser acometida por uma depressão – como o foi a primeira atriz que viveu o papel de Helena. Em paralelo, a relação com sua assistente pessoal, Valentine (interpretada por Kristen) se assemelha bastante com a das personagens da peça – Sigrid e Helena. Valentine não se submete e de certa forma torna ainda mais difícil para Maria o aprendizado sobre a passagem do tempo.

Maria se divide entre aceitar ou não o papel, e enquanto isto vai aprendendo a lidar com as novas linguagens, que sempre desprezou, bem como a lidar com os blogs de notícias e fofocas. Enfrenta o envelhecimento, contra o qual não se pode vencer. Filme que provoca reflexão a médio e longo prazo – bem ao estilo de Bergman, como alguns críticos apontaram, vale ser visto – até porque as paisagens dos Alpes Suíços permitem ainda mais reflexões sobre a impermanência…

_________

Thays Babo é psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela Puc-Rio. Associada da ATC-Rio, atende no Centro e vem utilizando recursos de mindfulness em sua prática clínica.

Enfrentando o Tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.