Como preparar hoje o seu (dia de) amanhã para que seja proveitoso? Aqui vão 7 sugestões do psicoterapeuta  e coach executivo, Jonathan Alpert, autor de  Be Fearless: Change Your Life in 28 Days.  

  1. Deixe o seu trabalho no trabalho. As empresas hoje em dia tentam estender o expediente, mas cabe a você estabelecer limites para que eles não atrapalhem a sua vida pessoal;
  2. Planeje o amanhã. Anote o que realmente é imprenscindível em uma agenda (de preferência física, para não precisar acessar tanto a internet, que nos faz perder mais tempo do que o realmente necessário) . Deixe para executar no dia seguinte, se realmente for preciso, ao invés de ficar repassando mentalmente o que fazer;
  3. Perdoe. Perdoar-se é um desafio difícil. Não fique ‘ruminando’ ou repassando os seus erros do dia. Se você já se conscientizou do que errou, faça diferente da próxima vez. E lembre-se: todo mundo erra!;
  4. Disponha de tempo para sua família e seus amigos. Cuide das suas relações pessoais e assim poderá se desligar melhor do trabalho. Se você tiver seguido a sugestão 1, será mais fácil;
  5. Desplugue.  Esta sugestão tem sido consenso entre os especialistas. Não só porque compromete o seu relacionamento com as pessoas próximas mas  também porque prejudica seu sono. Tente desligar-se pelo menos 2 horas antes de dormir. Ou ao menos desligue o wi-fi. Acredite: se alguém precisar falar com você urgentemente, ela telefonará, não ficará dependendo de whatsapp ou e-mail;unplug
  6. Pense de forma positiva. Pode ser  particularmente difícil, caso se tenha uma tendência à depressão ou à ansiedade. Mas foque nas coisas que deram certo ao longo do dia. Não recicle os pensamentos inúteis e depreciativos;
  7. Priorize o sono. Fundamental para ter mente e corpo sadios é garantir boas horas de sono. Por isto é tão importante desplugar.

Se você conseguir adotar estes hábitos todos os dias, a possibilidade de você ter mais dias satisfatórios aumenta. Que tal testar por 28 dias? Você pode começar hoje, sem precisar adiar para a próxima segunda, o próximo mês, próximo ano.

Como psicóloga, sei que algumas pessoas terão dificuldades em adotar todas as ações acima, pois não sabem dizer ‘não’,  por temer desagradar (e perder o emprego, por exemplo). Fazer psicoterapia ajuda neste processo. 

Para finalizar, acrescento outra sugestão: pratique meditação diariamente. Cada vez mais estudos científicos mostram os benefícios da prática. E algumas terapias – como a Terapia de Aceitação e Compromisso (originalmente ACT) – a incluem no processo psicoterapêutico.

Experimente e,  se tiver mais sugestões, compartilhe. 

a meditação traz inúmeros benefícios - cada vez mais pesquisada pela Ciência, vem sendo indicada por psis das diversas abordagens

a meditação traz inúmeros benefícios e, cada vez mais pesquisada pela Ciência, vem sendo indicada por psis das diversas abordagens

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Thays Babo é Psicóloga Clínica, Mestre pela Puc-Rio, com formação em TCC pelo CPAF-RIO e extensão em Terapia de Aceitação e Compromisso pelo IPq (USP). Atende a jovens e adultos em terapia individual ou de casal, em Copacabana e no Centro do Rio.

Como ter dias mais proveitosos
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